A doença de Peyronie é uma anormalidade que compromete o órgão sexual masculino. Esta doença desenvolve uma cicatriz fibrosa, promovendo dores e curvatura no pênis. Além disso a doença de Peyronie também pode comprometer as ereções.

A progressão da doença de Peyronie pode comprometer o formato e as dimensões do pênis. A dificuldade para obter e manter ereções ocorre em fase mais tardia, alguns meses após o início da doença.

Existem fatores genéticos que explicam a origem desta doença. Além disso, a doença de Peyronie tem sido descrita em indivíduos com doenças osteomusculares, principalmente a contratura de Dupuytren (doença que provoca curvatura nos dedos das mãos). Homens que sofrem algum trauma no pênis durante o ato sexual também são candidatos a desenvolverem esta condição.

O tratamento da doença de Peyronie inclui algumas etapas:

  • Mudança do estilo de vida: fazer caminhadas, ginástica e adequação do sono
  • Dieta balanceada e diminuição do peso (quando necessário)
  • Bebidas alcoólicas, fumo, e o consumo de drogas recreativas agravam a doença de Peyronie e devem ser desencorajados
  • Tratamento farmacológico: inúmeros medicamentos podem ser utilizados no tratamento desta doença destacando-se a Colchicina, Vitamina E e o Ácido Paraaminobenzoico.
  • Tratamento com ondas de choque de baixa intensidade: trata-se de um recurso muito atraente e não invasivo. Este tratamento tem duração de seis semanas (com uma aplicação semanal) e promove diminuição da dor, alívio do processo inflamatório, além de recuperar a circulação sanguínea da região comprometida.
  • Cirurgias: estão indicadas nos casos em que a doença provocou acentuada curvatura do pênis (superior a 30 graus), deformidades e comprometimento grave da ereção. As opções de tratamento cirúrgico incluem desde a correção da curvatura do pênis, uso de enxertos até o implante de prótese peniana.

Antes de iniciar o seu tratamento, discuta com o seu médico todas as opções assinaladas acima. Os médicos da clínica Uroway poderão auxilia-lo a escolher o tratamento mais apropriado.