A experiência de contrair uma doença sexualmente transmissível (DST) proporciona arrependimento, insegurança e perda da autoestima. Além disso, algumas dessas doenças podem apresentar comportamento agressivo, causando graves complicações na saúde das pessoas afetadas.

As DST (s) podem comprometer a região genital, boca, cavidade oral e anus. Ardência ao urinar, saída de líquido (secreção) na uretra e ânus, feridas, verrugas, lesões na pele com conteúdo líquido, ínguas e fissuras em todas as regiões citadas, são sinais comuns das DST (s).

Dentre os principais fatores de risco para adquirir uma DST, podemos incluir:

  • Manter contato sexual com profissionais do sexo
  • Não usar preservativos
  • Relação sexual com parceiro (a) contaminado com alguma DST
  • Relações com mais de um (a) parceiro (a)

Ademais, estudos científicos recentes demonstraram que alguns hábitos como por exemplo o uso de drogas recreativas, relação sexual com penetração anal e sexo oral (principalmente sem o uso de preservativos), contribuem severamente para a propagação dessas doenças.

Dado extremamente importante é a possibilidade de que pessoas de ambos os sexos podem ser acometidas por alguma DST sem exibir sintomas. Ou seja, o indivíduo pode estar contaminado sem ter o conhecimento de sua real condição.

Infecções iniciais pelo vírus HPV, Candidíase, Gonorreia, Clamídia, Sífilis, Ureaplasma, Hepatite tipo A e Molusco Contagioso, entre outras, são alguns exemplos de DST que podem ser assintomáticas ou causar sintomas muito leves. Pessoas assintomáticas podem contaminar todos os seus parceiros (as) inconscientemente.

Os riscos de permanecer infectado com uma DST são seríssimos. Pessoas com HPV podem desenvolver câncer do colo uterino, orofaringe e canal anal. Uretrites e gonorreia podem causar esterilidade nos homens e abortamentos nas gestantes. Para piorar, a contaminação pelo vírus HIV torna-se mais comum nas pessoas que já tenham alguma DST.

Autoridades Mundiais de Saúde e Sociedades Médicas recomendam vigorosamente que pessoas com algum comportamento de risco ou aquelas que desejam esclarecimentos neste âmbito, procurem um especialista.

Vale a pena preservar e recuperar a saúde. Contaminar uma pessoa com alguma DST pode trazer consequências devastadoras ao relacionamento.

Os médicos urologistas do grupo UROWAY poderão conversar com você e oferecer os melhores recursos de diagnóstico e tratamento para o seu caso.