Laser de Diiodo - A eficiência no combate ao vírus HPV

As verrugas genitais são consideradas a infecção sexualmente transmissível mais comum. Esta doença é causada pelo HPV (Human Papiloma Vírus).

 

Além da região genital, as verrugas podem comprometer a pele na pube, dobras, região glútea, ânus, uretra e cavidade oral. Existem inúmeros tratamentos que são utilizados para combater estas verrugas. Os tratamentos mais conhecidos são os produtos de uso tópico (cremes e pomadas aplicados na pele afetada), eletrocauterização, crioterapia e outros.

A elevada taxa de recorrência, com o reaparecimento das verrugas devido a rápida disseminação e multiplicação dos vírus constitui a maior dificuldade no tratamento desta infecção. As pessoas que convivem com os frequentes reaparecimentos das verrugas sentem-se muito incomodadas com esta condição.

 

Nos pacientes com HPV, sempre realizamos genitoscopia, o exame capaz de identificar verrugas em toda extensão genital, seguida de biópsia das localidades suspeitas. A região do ânus e a cavidade oral  (boca) também são sempre examinadas.

O material coletado na biopsia (fragmento de pele) é enviado para análise molecular (verificação do DNA), permitindo-nos identificar e classificar o tipo de HPV responsável pela infecção.

 

Por fim, na mesma intervenção, todas as lesões identificadas pelo exame de genitoscopia, são eliminadas pelo Laser de Diiodo. Este procedimento é indolor porque utilizamos anestesia local.

 

O Laser Diiodo é muito seguro e eficaz, garantindo a eliminação das lesões (verrugas) em poucos segundos. Além disso a ação bactericida do laser protege o paciente de adquirir outras infecções. Os efeitos indesejados deste tratamento são caracterizados principalmente por prurido e irritação no local da aplicação. Estes efeitos desaparecem em  cerca de 48 a 72 Hs após o tratamento. Ademais, o resultado cosmético do laser é considerado excelente, porque produz menos cicatrizes e deformidades na pele quando comparado aos tratamentos comuns.

 

Dados interessantes e recentes da literatura médica, reportam que pacientes com verrugas genitais causadas pelo vírus HPV e que receberam tratamento com Laser de Diiodo, apresentam menores índices de recidivas (reaparecimento) das verrugas em comparação com as outras formas tradicionais de tratamento.

 

Com a remoção das verrugas, promovemos a erradicação do vírus HPV na maioria das vezes. Mesmo assim, é muito comum o surgimento de pequenas lesões após a aplicação inicial do Laser. Para garantir eficiência no tratamento, todos os pacientes que recebem a aplicação inicial do Laser de Diiodo são orientados a retornar em 3 a 4 semanas para nova avaliação e nova sessão de tratamento, caso o médico considere necessário.

 

Os Urologistas do grupo Uroway, possuem grande experiência com a utilização do laser de Diiodo no tratamento dos pacientes com verrugas genitais causadas pelo HPV.

 

Agende a sua consulta com nossos especialistas em uma de nossas 3 unidades. Informe-se durante a consulta, esclareça as suas dúvidas e programe o seu tratamento.