A ejaculação precoce ou ejaculação prematura é uma disfunção sexual masculina caracterizada pela ejaculação que ocorre geralmente antes da penetração ou em até um minuto após o início do ato sexual. Homens com ejaculação precoce relatam incapacidade de retardar a ejaculação, o que gera ansiedade, incômodo, angústia e frustração.

 

A ejaculação precoce pode ser classificada como permanente (primária), quando se inicia desde a primeira experiência sexual do indivíduo e permanece por longos períodos; ou pode ser adquirida (secundária), quando o homem vai percebendo que, com o passar dos anos, o tempo de duração do ato sexual se torna cada vez mais curto.

 

Estima-se que 2% a 3% dos homens possuam ejaculação precoce primária e que 20% a 30% tenham ejaculação precoce secundária. O diagnóstico é realizado a partir das informações do paciente, ou seja, não existem exames laboratoriais ou de imagem que comprovem o problema.

 

Os tratamentos para esta disfunção são representados pela terapia psicossexual, terapia comportamental, mudanças no estilo de vida e uso de medicamentos. Os principais medicamentos empregados são anestésicos tópicos aplicados no pênis minutos antes da relação sexual e ansiolíticos administrados por via oral.

 

A ejaculação precoce também pode estar associada à disfunção erétil (problemas de ereção) – neste caso, ambas as condições deverão ser tratadas simultaneamente.

 

Se você sofre com esse problema, procure ajuda médica. O seu urologista deverá orientá-lo sobre o tratamento mais apropriado para o seu caso.